Informações sobre Inscrições, Provas, Gabaritos, Notas e Resultados.

Os estudantes que pretendem participar do Exame Nacional do Ensino Médio poderão obter abaixo informações gerais sobre o exame, inclusive sobre o Cronograma Enem. Confiram:

O Enem chega à sua décima oitava edição em 2019 e é essencial àqueles que almejam uma vaga no ensino superior público do país, uma vez que praticamente todas as instituições públicas têm utilizado a nota do exame como forma de ingresso, através do Sistema de Seleção Unificada – Sisu.

Além do Sisu, com a nota obtida no exame estudantes de baixa renda podem concorrer a bolsas integrais ou parciais de 50% pelo Programa Universidade Para Todos – Prouni, que distribuiu mais de 300 mil bolsas em 2014, em suas duas edições, do primeiro e segundo semestre.

Datas, Calendário e Cronograma Enem 2019:

O cronograma do exame foi conhecido na divulgação do Edital Enem 2019, que ocorreu nesta quinta-feira, 14 de maio. Antes mesmo da divulgação do Cronograma Enem 2019 muitos sites e blogs especializados já especulavam quais seriam as principais datas, tendo como base edições anteriores, visto que o exame é realizado todos os anos praticamente sem alterações neste sentido.

As inscrições do Enem 2019 estarão disponíveis entre os dias 25 de maio e 05 de junho e poderão ser efetuadas somente pela internet e exclusivamente no site oficial do Enem, no endereço eletrônico.

O valor da taxa de inscrição foi alterado, passando de R$ 35,00 para R$ 63,00. O boleto (GRU) deve ser emitido e pago até a data de vencimento. Quem não pagar a taxa até o seu vencimento estará automaticamente eliminado do Enem 2019.

Após o prazo das inscrições se encerrar os estudantes devem aguardar pelo recebimento do Cartão de Confirmação de Inscrição, que será entregue pelos Correios semanas antes da realização das provas do Enem 2019. O cartão poderá ser emitido também, caso necessário, no site oficial do Enem nos dias que antecedem a aplicação do exame.

As provas serão aplicadas no mês de outubro, nos dias 24 e 25 (sábado e domingo). Já os gabaritos oficiais serão disponibilizados aos estudantes em até três dias após a realização das provas.

O resultado do Enem 2019 será divulgado entre o final de dezembro e o início de janeiro. Logo após a divulgação dos resultados serão abertas as inscrições do Prouni e Sisu e os estudantes poderão se inscrever e concorrer às vagas. Em junho de 2016 estes processos de seleção se repetem utilizando novamente as notas do Enem 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *